Entrar

Questão sobre Verbos: Problemas de Tempos Verbais

Espanhol

Originais Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Problemas de Tempos Verbais

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Espanhol

Leia o excerto do poema abaixo e considere o uso dos tempos verbais para responder à pergunta. "Quando eu era jovem, acreditava que tudo era possível e que o mundo me esperava de braços abertos. Agora, olhando para trás, vejo as escolhas que fiz e as oportunidades que deixei passar. Se eu tivesse tido mais coragem, talvez tivesse seguido um caminho diferente." Com base no uso dos tempos verbais no trecho, identifique qual é o efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente na expressão dos sentimentos do eu lírico.
a.
O efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente no poema é a expressão de uma alegria constante, onde o eu lírico se recorda do passado com felicidade e vê o presente como uma continuação natural de suas experiências positivas.
b.
O efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente no poema é a expressão de uma indiferença em relação ao passado, onde o eu lírico não vê importância nas escolhas feitas e considera que tudo aconteceu como deveria.
c.
O efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente no poema é a expressão de uma confiança inabalável no futuro, onde o eu lírico acredita que as escolhas passadas não influenciam seu presente e que ainda há tempo para novas oportunidades.
d.
O efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente no poema é a expressão de uma satisfação com as escolhas feitas, onde o eu lírico se sente realizado e sem arrependimentos, celebrando as conquistas e o caminho trilhado.
e.
O efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente no poema é a expressão de uma nostalgia e uma avaliação crítica do passado, onde o eu lírico reconhece as limitações e as oportunidades perdidas, ao mesmo tempo que reflete sobre o impacto dessas escolhas em seu presente. Essa reflexão gera um sentimento de melancolia e arrependimento, mas também de aceitação e compreensão do próprio percurso de vida.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

ACAFE

Interpretação de Texto • 'EM13LGG401'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Considere o seguinte excerto do poema 'Poema de Amor', de Vinícius de Moraes: "De repente, não mais que de repente, fez-se de triste o que se fez amante e de sozinho o que se fez contente. Fez-se do amigo próximo, distante, fez-se da vida uma aventura errante. De repente, não mais que de repente." No poema, Vinícius utiliza verbos no presente do indicativo para expressar a transformação súbita de sentimentos e situações. Com base nisso, identifique a função dos verbos nessa passagem e escolha a opção que melhor representa o uso dos verbos no presente do indicativo em relação ao contexto emocional e temporal do poema.

Verbos: Presente do Indicativo • 'EM13LGG402'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante la celebración del Día Internacional de la Mujer en el instituto, se propuso una serie de debates sobre los logros y retos que enfrentan las mujeres en distintos ámbitos. Uno de los temas abordados fue el papel de las mujeres en la política y el impacto que sus acciones condicionaron en la sociedad actual. La profesora de Literatura contextualizó el debate leyendo un fragmento de un discurso histórico, que expresaba: 'Si nuestras antecesoras hubieran tenido miedo de actuar, el mundo estaría en un lugar muy distinto'. Luego, preguntó a los estudiantes: '¿Qué creen que habría ocurrido si las mujeres no hubieran luchado por sus derechos en el pasado?' Basándose en el fragmento leído y en el conocimiento del uso del condicional compuesto en español, ¿cómo podrían expresarse las posibles consecuencias de la inacción histórica de las mujeres en la política?

Verbos: Condicional Composto • 'EM13LGG402'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a realização de um projeto sobre gêneros textuais na aula de Espanhol, os alunos analisaram uma peça teatral, um conto e um artigo de opinião. Considerando as características e objetivos desses três gêneros textuais, compare e contraste suas principais propriedades e funções comunicativas na sociedade. Além disso, explique como a escolha de um gênero textual em detrimento de outro pode influenciar na eficácia da comunicação de uma mensagem.

Gêneros Textuais • 'EM13LGG101'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies